A visibilidade que uma marca ganha com promoções junto a filmes em cartaz nos cinemas é inegável. Ações de Marketing realizadas em lançamentos podem funcionar como um motivador adicional para o consumidor escolher um produto, como também podem dar início ao uso de uma marca. A Vono, da Ajinomoto, é uma das que entra em cena com promoções de cinema que tem o consumidor como protagonista.

Associar o conceito de um filme a um produto é comum e, de certa forma, é um meio seguro para o desenvolvimento de uma campanha promocional de sucesso. É certo que os filmes que entram em cartaz nos cinemas têm grandes investimentos e, no período de seu lançamento, eles ocupam grande espaço na mídia e na mente das pessoas.

Unir ações de Marketing com o cinema pode atrair novos consumidores para uma marca ou aumentar a frequência de compra. Entre as ferramentas mais usadas, a oferta de um brinde, de acessórios e até de um ingresso para o próprio filme são os preferidos do consumidor. Então, relaxe na poltrona e prepare a pipoca que o Marketing nos cinemas vai começar.

Reforço de posicionamento e força no PDV

A ação preparada pela Ajinomoto para a Vono foi uma promoção com o filme The Spirit em 44 lojas da rede Carrefour em São Paulo. “No período da promoção tivemos um aumento de vendas de 44%”, diz ao site o Gerente de Marketing da Ajinomoto, Alexandre Morais.

Em outra ação feita com o filme Os Normais 2, em cerca de 200 lojas das redes varejistas Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar, o volume de vendas de produtos da Ajinomoto aumentou 95%. Números motivam o investimento no cinema. “É um assunto que tem a ver com a Vono e usamos como reforço no posicionamento da marca no mercado”, aponta o executivo da Ajinomoto em entrevista ao Mundo do Marketing.

Com geração de mídia espontânea para as películas, a visibilidade passa a ser tanto para filmes quanto para produtos. De acordo com Alexandre Morais, um bom prazo promocional nos pontos-de-venda aliado a oferta de brindes incentiva as compras.

Marcas X filmes

Responsável por ações para a Gillette junto à Fox Films para os filmes O Quarteto Fantástico e X-Man 2, e para Vono com o filme Os Normais 2, a agência de marketing promocional BGK Group se especializou em entretenimento. “Uma marca não apenas se associa como também transfere todo o encantamento do filme para o seu universo e vice-versa”, diz o supervisor de promoções da agência, Everton Helfstein.

A visão do mercado direcionou a estratégia da Vono para as mulheres junto ao filme nacional Os Normais 2. Assim como gerar venda, a promoção deve agregar valores para o filme e para o produto. "É preciso criar esse link. Como o público era composto em sua maioria por mulheres, oferecemos cinco sopas em troca de um ingresso", explica Helfstein.

O sucesso de A Era do Gelo também se estendeu para a Duracell na segunda parte da trilogia de animação. O projeto da BGK Group foi oferecer um brinde do título na compra de quatro pilhas da marca. “Trabalhamos bem o ponto-de-venda porque é a melhor e mais interessante exposição do produto. Lá estamos falando com o consumidor de forma mais direta”, resume o supervisor de promoções da agência.

Escolha e experiência

Para o sucesso das ações de marketing cinematográficas acontecer é necessário saber escolher. Para se concretizar como um meio seguro de campanhas promocionais é preciso bom senso na escolha dos títulos que se identifiquem com a personalidade da marca. “Sendo feito isto, é seguro. Não há grandes riscos porque não é um formato promocional de grandes investimentos”, acredita Alexandre Morais.

A experiência no mercado mostra que ações como concurso cultural em meios como internet são forte fonte de relacionamento em redes sociais. “O único problema é o calendário que muda muito. Um projeto pode ser antecipado, estendido ou cancelado em meses”, diz Everton Helfstein, que atua há cinco anos no mercado de promoções com cinema.

Para janeiro de 2010, o executivo já projeta ações com os lançamentos das novas edições de Sexy And The City e Toy Story e para o lançamento de Sherlock Holmes e Homem de Ferro 2. Sem o conhecimento total do target, a promoção não vai bem porque direciona tudo para o lado errado. “Usamos formatos já trabalhados. Em filmes de animação sabemos que tem personagens e por isso trabalhamos com brindes. Dependendo da marca e do filme, podemos oferecer viagens e prêmios mais interessantes”, completa Everton Helfstein (foto).


Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/9,11960,luz-camera-acao...-de-marketing-.htm?utm_source=Virtual+Target&utm_medium=email&utm_content=&utm_campaign=News+10%2F11&utm_term=imprensa@administradores.com.br
Fonte: www.administradores.com.br

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati