Ano a ano o Marketing tem conquistado maiores investimentos e destaque nas empresas, dos mais variados segmentos, mostrando assim sua importância para o desenvolvimento de estratégias das empresas de sucesso para as empresas, bem como para a compreensão, manutenção e prospecção de seus clientes.


Se em um passado o Marketing era visto como uma área de escoar recursos exagerados com ações muitas vezes duvidosas, atualmente tem se apresentado como uma área responsável por otimizar recursos em busca de maiores resultados.

Apesar de não se tratar de uma característica exclusiva de 2009, neste mesmo ano as ações estiveram voltadas para a inovação e criatividade para superar a crise e conquistar novos mercados e novas oportunidades, o foco no cliente obteve também grande destaque (esta conscientização tem ocorrida significativamente ano a ano). Obviamente não podemos destacar as ações com ênfase no marketing verde.

Considerando as dificuldades enfrentadas pelo mercado mundial, devido a crise do final de 2008 e início de 2009, imaginei que ocorreria um grande equívoco mercadológico, que faria piorar ainda mais a situação. Confesso ter me antecipado em julgar o desespero de algumas empresas e imaginei que pecariam reduzindo drasticamente os investimentos em marketing, o que, muitas vezes ocorre sempre que o bolso aperta e trás, consecutivamente, prejuízos irreparáveis, principalmente com as marcas.

No entanto, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência houve uma situação totalmente oposta, ocorrendo um aumento de aproximadamente 10% nos investimentos em marketing. Isto ficou claro quando observamos que o mercado ficou aquecido e praticamente no Brasil não foi sentida a crise. Afinal, quem não é visto não é lembrado. Logo, existindo ações de fidelização e prospecção de clientes, há consumo, havendo consumo, há aquecimento do mercado.

Entre as ações de marketing mais utilizadas em 2009 podemos destacar os seguintes meios: internet, email marketing, mídia impressa, mala direta, tv aberta, celular e rádio.

É possível que em 2010 existam uma quantidade maior de pessoas consumindo de forma diferente a que a forma tradicional, ou seja, as lojas de varejo e shoppings tenderão a estar menos lotados e devido a uma maior quantidade de compras realizadas via internet. A população passou a ter um maior acesso à tecnologia. As linhas de créditos aumentaram, o público classe C aumentou bem como aumentou sua renda familiar, o tempo de acesso à internet fica maior a cada ano, os valores para se obter banda larga reduzem constantemente e a cultura brasileira para realizar compras virtuais tem aumentado. Somando-se todos estes fatores, é possível acreditar que 2010 as empresas que deixarem de atuar apenas fisicamente e passarem a diferecionar seus esforços ainda mais para ações virtuais através do comércio eletrônico comemorarão com muita alegria seus resultados, enquanto as que estiverem paradas no tempo não terão a mesma felicidade.

Mídias Sociais são um fenômeno no mundo todo. Blogs e mídias sociais mantém os consumidores informados. Segundo estudo da eMarketer, em 2010 estima-se que 26 milhões de americanos adultos usarão o twitter mensalmente. Outro estudo desenvolvido pela eMarketer informou que o crescimento percentual em 2010 será de 44.4% e que mais de 50% dos profissionais de marketing utilizarão as mídias sociais como parte de suas estratégias.

Segundo consulta realizada no Blog www.midiassociais.blog.br as 5 mídias mais populares para ações de marketing em 2010 são:

1. Email (56.8%)
2. Redes Sociais (56.3%)
3. Pesquisa por Palavras Chaves (49.7%)
4. Radio (42.2%)
5. Revistas (42.1%)

Entendo que a essência do marketing permanecerá como sua maior tendência em 2010 e as ações principais serão: aquisição e retenção de novos clientes e inovação para criar vantagem competitiva no mercado. Não será adequado se enraizar. É preciso inovar para avançar!

*WAGNER CAMPOS é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA em Gestão de Pessoas, Professor nos Cursos de Administração e Tecnologia em Marketing. Especialista em Marketing, Logística e Ensino Superior. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".
Fonte: www.administradores.com.br

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