Banco Central manteve Selic em 8,75% ao ano pela 3ª reunião.
Antes disso, Copom vinha cortando a taxa para estimular economia.

Ficou dentro da expectativa do mercado a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, formado pelos diretores e pelo presidente da instituição, de manter novamente a taxa básica de juros inalterada em 8,75% ao ano.

Essa foi a terceira manutenção consecutiva da taxa Selic, que está neste patamar desde 22 julho deste ano. A decisão de manter os juros mais uma vez foi unânime e sem viés, de modo que a taxa deve permanecer em 8,75% ao ano até a próxima reunião do Copom - marcada para 26 e 27 de janeiro.

Veja o que analistas de mercado e entidades civis acharam da decisão do Copom:

Clodoir Vieira, economista-chefe da corretora Souza Barros
"Acredito que a partir da terceira reunião do ano que vem já exista a  possibilidade de eles elevarem a taxa de juros, porque haverá risco de inflação.
Como para 2010 a previsão é de crescimento da economia brasileira em 5%, os salários devem aumentar e o aumento da renda e do consumo podem pressionar os preços. Nesse caso, será necessário um ajuste. Acredito que, no comando do presidente Henrique Meirelles (que pode sair do cargo no ano que vem, as decisões do Copom sejam iguais às de hoje".

Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical
"Continuamos com uma taxa que asfixia a produção, inibe o consumo e, conseqüentemente, a abertura de novos postos de trabalho. É um erro estratégico, uma miopia econômica, que, com certeza, irá causar um impacto negativo na economia do primeiro semestre de 2010".

Artur Henrique, presidente nacional da CUT
"O final de ano merecia uma notícia mais animadora. Manter a taxa básica de juros nos patamares atuais não é das melhores. Apesar do processo de queda observado ao longo do ano – que para nós já era tímido – a taxa brasileira continua alta demais. Insistimos que o movimento de queda deveria ter sido mantido (...)".

José Arthur Assunção, presidente do Sindicato das Financeiras do estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ)
"É preciso lembrarmos, a cada dia, que o Brasil mudou de status internacionalmente. Nós não precisamos mais trabalhar com juros altíssimos para atrair capital estrangeiro, por exemplo. Muito pelo contrário. Já fazemos parte de um seleto rol de nações. E é crendo nisso fielmente que penso ser até possível uma redução dos juros no ano que vem".

Abram Szajman, presidente da Fecomercio-SP
"O Banco Central tende a elevar os juros, mantendo a valorização cambial, a despeito dos efeitos negativos sobre o produto nacional e do absoluto controle dos preços".

Bráulio Borges, analista da LCA consultores
"O BC ainda não entrou na fase dois do ciclo da política monetária, que é mudar o discurso. Ele continua mencionando o 'cenário de inflação benigna' como justificativa para manter os juros. Acreditamos ele deverá adotar um discurso diferente a partir do início do ano que vem, para preparar o mercado para uma elevação dos juros. O BC nunca toma decisões bruscas, ele sempre muda o discurso primeiro antes de mudar a linha de atuação. Acredito que ele deva voltar a elevar os juros a partir de setembro de 2010".

Armando Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
"A inflação sob controle e a restrição do crédito bancário de origem privada justificam uma taxa de juros mais reduzida. Essa situação (dos juros altos) limita a retomada dos investimentos e retarda nossa recuperação, comprometendo o emprego e a produtividade".

Alcides Leite, professor da Trevisan Escola de Negócios
"Ainda havia capacidade ociosa nos setores produtivos suficiente para justificar a manutenção da taxa de juros, embora a economia esteja aquecida. Quando o uso da capacidade instalada chegar em níveis pré-crise, o Copom vai aumentar os juros, esse é o recado que eles deram. Isso deve acontecer em março ou abril."

Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
"Neste momento, a maioria dos países pratica taxa de juros básicas reais próximas a zero. Além disso, há bastante capacidade ociosa a ser aproveitada na indústria, pois a produção ainda está 5,7% abaixo do pico atingido em setembro de 2008.  Diante desse cenário, há, claramente, espaço para cortes adicionais da taxa Selic. É um absurdo o Brasil voltar a ocupar a segunda colocação no ranking das maiores taxas de juros reais do mundo".

Orlando Diniz, presidente da Fecomércio-RJ
"O Banco Central perdeu, mais uma vez, a chance de baratear o crédito e dar um passo importante para mudar o patamar do crescimento econômico do Brasil. A Fecomércio-RJ considera um equívoco a manutenção da taxa de juros, já que a inflação está sob controle, as expectativas estão dentro da meta e a valorização do real é um fator contra uma eventual alta nos preços".

Fonte: G1

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati