Solução brasileira móvel aposenta carrinhos de supermercado e caixas registradoras
Posted by Prof. Clóvis Dias
Nem carrinho de supermercado, nem
fila do caixa: se depender de uma solução da brasileira That One, o processo de
compras em lojas físicas necessitará apenas de um smartphone. Batizada de
"Scan2buy", a solução entrará em teste piloto dentro de algumas
semanas na loja de uma empresa do ramo de importação e distribuição de
alimentos em São Paulo, cujo nome ainda não pode ser revelado.
Em vez de empurrar um carrinho de
supermercado, o consumidor usará um aplicativo instalado em seu smartphone para
"scanear" os códigos de barra dos produtos que deseja adquirir e que
estarão presentes nas prateleiras da loja. Através do mesmo aplicativo, feito
sob medida para a rede de alimentos, o consumidor finaliza a compra, pagando com
cartão de crédito, débito em conta ou boleto bancário. A solução está integrada
com redes de adquirência e bancos por meio de uma plataforma de pagamentos
digitais. Pelo app, o consumidor poderá indicar um endereço para entrega das
compras, ou retirar as mercadorias mais tarde na loja, apresentando comprovante
dentro do software. Em vez de um cupom fiscal impresso, será enviada uma nota
fiscal eletrônica para o email do comprador. "Nosso modelo gera uma
redução de custos. Esse nosso cliente não vai precisar de caixa e nem de
impressora fiscal", comenta Denis Furtado, diretor da That One.
O app estará disponível
inicialmente para iOS e, mais tarde, para Android e BlackBerry. Os consumidores
que não tiverem smartphones poderão ser atendidos por um vendedor que portará um
iPad, no qual serão formulados os pedidos e realizados os pagamentos. A versão
para vendedores se chama "Scan2order". A princípio será preciso
fornecer o número do cartão de crédito, mas a That One estuda a possibilidade
de adotar um acessório para leitura de cartões similar ao norte-americano
Square, que transformaria o tablet do vendedor em uma máquina de POS.
A That One possui ainda o
"Scan2List", voltado à elaboração de listas de casamento, mas ainda
sem nenhum projeto piloto à vista no Brasil. As três soluções foram
desenvolvidas com a plataforma GeneXus.
Projeções
A expectativa de Furtado é de
realizar dez implementações de sua solução este ano no País. A empresa leva em
média 30 dias para customizar o app com a marca do cliente e integrá-lo aos seus
sistemas. Se o cliente usar SAP, a integração pode ser até mais rápida, diz. A
That One cobra uma taxa de set-up e integração, além de uma mensalidade por
ponto de venda. O executivo projeta uma receita de R$ 1 milhão com o
licenciamento do produto até o fim do ano que vem.
Fernando Paiva
Fonte: Portal MobileTime